O especialista em ferramentas e equipamento de jardim, bem como de construção, foi fundado em 1957. A empresa tem uma rede de 17 grandes filiais com armazéns completos e 16 pequenas lojas. Em 2019, Zgonc teve que planear uma expansão de armazém de 3.500 m² na localização de Hagenbrunn (perto de Viena) após adicionar as 16 lojas, em 2012. Todas as lojas são obrigadas a cumprir a promessa de entrega em dois dias úteis no máximo, para cada um dos 14.000 artigos.
Como tirar o máximo proveito de uma pequena área? Juntos, a Zgonc e o seu parceiro de longa data Toyota Material Handling optaram por uma solução que permitiu que o espaço disponível fosse utilizado da melhor forma possível. A decisão de optar pelo Toyota Radioshuttle possibilitou o armazenamento de mais 3.000 paletes, além do sistema de estantes convencionais com 1.470 espaços para paletes.
Os Toyota Radioshuttles são shuttles com controlo remoto, colocados por empilhadores em estantes, para completarem o trabalho com um simples apertar de um botão. Um dos principais benefícios é a utilização otimizada do espaço: até 85 por cento do volume do armazém pode servir como espaço de armazenamento. Ao mesmo tempo, a abordagem semiautomática permite aumentar a produtividade, uma vez que a carga de trabalho dos operadores de empilhadores é reduzida, permitindo um uso mais eficiente de equipamentos e operadores. Os dois aspetos juntos levam a uma redução dos custos operacionais.
Adicionalmente, a utilização de Radioshuttles resulta num número significativamente menor de contactos entre os empilhadores e as estantes, o que reduz os danos em infraestruturas e mercadorias. “...também para os funcionários, trabalhar tornou-se definitivamente mais agradável e seguro”, afirma Wilhelm Breitseher, Gerente da Zgonc.
Outro desafio, foi encontrar utilização para o espaço acima do cais de carga. O gestor de vendas da Zgonc está sempre à procura de como otimizar e, queria que o espaço fosse usado de forma eficiente, em vez de deixá-lo vazio. Uma opção era aproveitar o espaço para armazenamento manual, mas isso exigiria uma estrutura de acesso e medidas adicionais de segurança.
No planeamento final, foi escolhida uma segunda opção para esta área: uma solução de shuttles que permite o aproveitamento total do espaço acima das baias. Ao mesmo tempo, o aspeto da segurança era essencial para Wilhelm Breitseher, mas os radioshuttles são equipados de série com um sistema de proteção individual que atende aos mais altos padrões de segurança. Graças aos sensores embutidos, o shuttle reconhece pessoas e objetos e pára automaticamente, antes do contacto.