A Ecologistics s.r.o. é um fornecedor global de serviços para o comércio eletrónico transfronteiriço, fundado em 2017 em Jeneč, perto do Aeroporto de Praga. A Ecogistics s.r.o. começou com um armazém de 8.000 m2 e cresceu extensivamente num curto período de tempo. Em apenas dois anos, a empresa expandiu a sua capacidade quase quatro vezes, operando atualmente 50.000 m2 de área de armazém em três pavilhões na República Checa - localizados em Jeneč, Dobrovíz, Chrášťany e Plzeň-Štěnovice - e 20 armazéns e centros de distribuição ultramarinos, ocupando mais de 400 mil m2 globalmente.
Factos e Números
A Ecologistics s.r.o., uma subsidiária do grupo chinês Zongteng, o maior fornecedor de logística chinês com filiais em todos os continentes, fornece armazenamento, recolha, embalagem e distribuição de envios a clientes de lojas eletrónicas, principalmente chinesas, que vendem os seus produtos através da Amazon, eBay e outras plataformas de comércio eletrónico. Roman Havelka, Diretor de Operações, descreve em pormenor os antecedentes logísticos da empresa, bem como os critérios e requisitos que determinaram o processo de seleção da Toyota para uma aplicação tão exigente:
"O manuseamento de materiais em pavilhões gigantes repletos de uma incrível variedade de várias centenas de milhares de artigos, cuja estrutura é um organismo vivo e em constante mudança, depende de máquinas capazes de cumprir os objetivos. É aí que preparadores de encomendas Toyota BT Optio OME100H (24 máquinas no total) e os empilhadores corredores estreitos BT Vector VCE150A são úteis, capazes de lidar com a recolha mesmo aos níveis mais elevados e a um ritmo acelerado, até 500 000 encomendas por mês. Avaliámos os BT Optio como o equipamento ideal para uma gama tão vasta e diversificada de tamanhos e pesos que armazenamos."
Para além de monitorizar a utilização da frota, Roman Havelka também vigia constantemente o fator humano, razão pela qual trabalha regularmente com dados do sistema de gestão de frotas I_Site da Toyota:
"O I_Site é uma solução excelente e vantajosa. Utilizo todas as suas funcionalidades. Desde a gestão do tráfego até ao carregamento da bateria, e graças à gestão do impacto, sei de todas as colisões, quando ocorreram e quem as causou. Cada condutor regista-se com o seu próprio código. Tenho utilizado a função de abrandamento da máquina em impactos mais fortes, o que tem ajudado a eliminar as infrações mais graves, mas vou ter de a reativar, porque o número de acidentes está a aumentar novamente. É cada vez mais difícil convencer os operadores a respeitar as regras e fazê-los ver que um comportamento correto é benéfico para o homem e para a máquina. Eles não se apercebem que o I_Site e o técnico de assistência podem registar as causas ou os acidentes. Para mim, a informação instantânea vale o seu peso em ouro".
Tanto em termos de pessoas como de equipamentos de manuseamento de materiais, a balança pende a favor da Toyota
"Lançámos sucessivamente vários concursos para o equipamento de pavilhões individuais. A Toyota foi capaz de ganhar em todos eles.
A Toyota é o parceiro ideal: sempre que houve problemas, conseguimos resolvê-los em conjunto. A atribuição de um técnico dedicado, que trabalha quase como um semi-residente e está próximo, reduz os tempos de reação. Um serviço fiável e simpático é outra peça do puzzle que faz com que a Toyota tenha ganho sempre o contrato no final. Os outros três concorrentes mais sérios não chegam perto de igualar os seus níveis de desempenho."
"Para mim, a Toyota é, acima de tudo, o seu pessoal e a sua abordagem pessoal, não a tecnologia, embora esta seja inteligente e de alta qualidade", explica Roman Havelka. "A qualidade do trabalho do técnico de assistência Patrik Hradský e o interesse pessoal do representante de vendas Pavel Pour demonstram, para mim, o nível de bom atendimento ao cliente. É aqui que a Toyota é atualmente a número um. Não se trata apenas de faturar ao cliente. A própria Toyota quer continuar a melhorar. A atenção e o interesse do cliente não terminam com os equipamentos vendidos. Isto é essencial para mim e é parte integrante da forma de estar da Toyota", conclui Roman Havelka.