As tendências são claras, o consumidor de hoje valoriza: conveniência, comida saudável e entrega just-in-time. Cada vez mais, estão a ser encomendados produtos frescos e refrigerados, em quantidades menores. Cada vez menos, encontramos as operações simples de entrada e saída de paletes, por isso a cadeia de frio deve-se tornar o mais flexível possível.
É fundamental enfrentar estes desafios para manter os custos sob controlo:
Minimizar o tempo de inatividade e ter acesso à tecnologia certa.
Maximizar o espaço mantendo a flexibilidade.
Manter os trabalhadores e equipamentos aquecidos para obter alta eficiência.
As operações refrigeradas (temperatura ambiente até 0°C) ou congeladas (abaixo de 0°) requerem soluções lean e eficientes que minimizem o desperdício de espaço, recursos e tempo, ao mesmo tempo que garantam fiabilidade nestes ambientes exigentes. Temos uma longa história e experiência em operações de temperaturas baixas, oferecendo como padrão uma gama completa de equipamentos e soluções para operações refrigeradas, bem como soluções dedicadas para armazenamento no frio.
A nossa gama completa de equipamentos de movimentação de cargas foi concebida para funcionar eficazmente até 0°C sem modificações. No entanto, para temperaturas negativas até -30°C, a maioria dos empilhadores precisa de ser adaptada com recursos específicos, tais como óleo para baixas temperaturas, plataformas antiderrapantes, baterias aquecidas, ou podem ser equipados com uma cabine coldstore para maior conforto e produtividade, tal como acontece nos nossos empilhadores retráteis.
As operações de camaras frigoríficas são um dos desafios mais difíceis de manuseamento de materiais. Temperaturas abaixo de zero podem afetar a capacidade da bateria, a eletrónica, a lubrificação, a carroceria e a capacidade dos motoristas de operar o empilhador. A eficiência e o tempo de atividade são cruciais no armazenamento de produtos congelados perecíveis (como peixes, carnes, frutas, laticínios, etc.). Portanto, para evitar avarias e custos de reparações, é altamente recomendado o uso de empilhadores específicos para áreas frigoríficas. Dependendo do modelo, os empilhadores são equipados com os componentes necessários (óleo para baixa temperatura, eixos de aço inoxidável, plataforma coldstore, …) para manter a produtividade elevada em ambientes frios.
Para descobrir quais os equipamentos e especificações que melhor se encaixam nas suas operações de frio, entre em contacto connosco para obter mais informações ou solicite uma visita ao local.
Os nossos equipamentos e soluções são usados em praticamente todos os setores e ambientes. Pode escolher entre uma ampla oferta de equipamentos de movimentação de materiais, incluindo máquinas manuais e/ou automatizadas, todos construídos de acordo com os altos padrões de qualidade do Sistema de Produção Toyota. Mas também diferentes soluções energéticas, e um serviço à medida das suas necessidades abrangendo uma vasta rede na Europa.
A condensação é um dos maiores desafios técnicos para a sua operação de frio. Ao passar de uma zona fria para uma zona ambiente, a humidade vai-se formar em todo o empilhador, e esta pode congelar ao entrar no frio novamente, danificando os componentes do empilhador. É por isso que recomendamos ter uma sala refrigerada fora da área da camara frigorífica para minimizar a condensação em máquinas e cargas. Ou ficar fora da área fria até que o empilhador esteja seco antes de entrar novamente. Outra alternativa é permanecer o maior tempo possível na camara frigorífica: as baterias de iões de lítio para camara frigorífica permitem que os operadores conduzam e carreguem no frio por um longo período.
Além de roupas adequadas e formação para os operadores que precisam trabalhar em temperaturas tão baixas quanto -30°C, é de considerar cabines totalmente fechadas com aquecedores. Estas irão mantê-los quentes e saudáveis, ajudando-os a permanecer produtivos durante todo o turno. Em combinação com a bateria de iões de lítio com aquecedor, o empilhador também pode ser carregado dentro da zona de frio durante os intervalos, oferecendo alta eficiência, eliminando a necessidade de troca de bateria e os problemas de condensação.
Tanto as baterias de chumbo-ácido quanto as de iões de lítio podem operar em câmara fria. Mas, sabia que as baterias de chumbo-ácido perdem uma quantidade significativa de energia ao operar em ambientes de frio? As baterias de iões de lítio, por outro lado, perdem pouco ou nenhum desempenho dentro da camara frigorífica e têm uma eficiência energética até 30% maior que a de chumbo-ácido. Isso permite um tempo de operação mais longo e, em combinação com a capacidade de carregamento dentro do armazém frigorífico, graças à nossa solução de aquecimento de bateria, os empilhadores são capazes de funcionar continuamente durante todo o turno. Ter o equipamento sempre dentro do ambiente frio evita problemas de condensação que ocorrem ao entrar e sair de uma camara frigorífica com frequência.