T-ONE, o software de automação desenvolvido internamente pela Toyota, é instalado como uma plataforma de integração que comunica com os equipamentos autónomos Toyota Autopilot (AGVs) e a infraestrutura existente, como sistemas de gestão de armazém, identificação de mercadorias e outros equipamentos de manuseamento de materiais. O T-ONE oferece uma arquitetura moderna baseada em serviços, com APIs (Interface de Programação de Aplicativos) bem definidas, para fácil integração com a plataforma.
O software inteligente oferece robustez operacional e flexibilidade para fácil escalonamento das suas operações e rápido comissionamento. Isto torna-o adequado para aplicações com um número significativo de máquinas. A solução pode ser configurada para uma variedade de fluxos e fornece uma interface de utilizador para o operador que suporta interação manual com o sistema AGV, os Autopilots. O T-ONE disponibiliza um conjunto de métricas de desempenho, com gráficos apresentados na interface do utilizador.
O T-ONE está no centro das soluções autónomas da Toyota: ele supervisiona e otimiza a sua operação completa. Este software de automação inteligente cuida do pedido e faz a gestão de tráfego dos Toyota AGVs, oferecendo muitas funções, tais como:
O T-ONE pode iniciar pedidos de várias formas para se adequar à sua operação, por exemplo, através do seu Sistema de Gestão de Armazém (WMS), ou de botões pressionados pelos operadores nas estações de trabalho (a Toyota oferece botões CallMe / écrans CallMe). Além disso, podem ser utilizados para iniciar um pedido, sinais I/O (normalmente fotocélulas, PLC) ou leitores (geralmente um leitor de código de barras montado num transportador).
O destino de um pedido pode ser determinado ao iniciar o pedido (por WMS, botão ou sinal I/O) ou dinamicamente após o scan do ID na recolha. O software de automação da Toyota também permite uma função de mapeamento de destino, que envia um valor digitalizado para um destino específico. Este destino não precisa de ser pré-configurado e pode ser, por exemplo, diferente de manhã ou à tarde.
O T-ONE gere a sequência em que os pedidos são realizados: diferentes prioridades podem ser tratadas pelo WMS, T-ONE ou pode ser utilizada uma gestão ‘first-in first-out’. Um pedido pode ser definido para tratar de um único transporte, para esvaziar uma pilha ou uma área inteira. Um pedido pode ser executado em várias predefinições de fluxo:
O T-ONE fornece um conjunto de métricas de desempenho, com gráficos apresentados na interface do utilizador para visualizar o desempenho do sistema:
O T-ONE fornece gestão de utilizador para apoiar o manuseamento seguro do Sistema AGV:
O software de automação da Toyota pode ser integrado com os sistemas no seu local, como:
Os equipamentos autónomos podem ser equipados com baterias de chumbo-ácido ou de iões de lítio. As baterias de iões de lítio permitem o carregamento por oportunidade automatizado.
Com a função de gestão de bateria, podem ser definidas regras sobre quando os equipamentos do sistema, devem ser carregados. O esquema de carregamento ideal depende de fatores como o layout do cliente, o rendimento necessário, a frota de equipamentos autónomos e o tipo de bateria. O T-ONE suporta carregamento por reserva, carregamento de oportunidade e carregamento programado.