Por que as baterias de iões de lítio são benéficas para operações de turno único

Você pode interrogar-se se vale a pena o custo de uma bateria de íões de lítio numa operação de um único turno: Sim, vale. Desde o aparecimento da tecnologia de iões de lítio, há alguns anos atrás, ficou sempre claro que Li-ion é o ajuste perfeito para operações com vários turnos. Nestas situações, você não precisa de uma segunda bateria ou mesmo de um segundo equipamento, pois é possível recarregar a bateria entre os turnos de trabalho, durante um intervalo livre. Deixa de ser necessário uma sala de carregamento separada e o carregamento é muito mais rápido do que com baterias de chumbo-ácido. Mas não precisa ser uma grande empresa com um armazém de alta intensidade para sentir as vantagens dos empilhadores movidos a iões de lítio. Se você tem um espaço de trabalho menor, ou uma operação com apenas um turno, pode ler abaixo como Li-ion também pode beneficiar os seus empilhadores.

Otimize o uso do espaço 

As operações de um único turno, muitas vezes têm espaço limitado no armazém e, portanto, procuram equipamentos menores.  Os empilhadores de íões de lítio têm um compartimento de bateria menor, resultando num chassi compacto, o que facilita a manobra em corredores mais estreitos. O nosso mais recente porta-paletes movido a íões de lítio, BT Levio LWI160, foi projetado em torno da sua bateria, com o objetivo de tornar o porta-paletes relativamente pequeno e leve. É claro que o downsizing do chassi do equipamento só pode acontecer se este permitir a escolha do tamanho do compartimento da bateria.  

Além disso, você pode usar o espaço separado que tinha para carregar baterias de chumbo-ácido para outra coisa, graças ao Li-ion. As baterias de íões de lítio podem ser carregadas em qualquer lugar, a qualquer momento.

 

Deixe os seus operadores concentrarem-se nas principais tarefas 

Você tem uma operação de turno único em que os operadores têm várias tarefas, para além de dirigir o empilhador? Ou os seus funcionários lutam para levar o empilhador à estação de carregamento a tempo? As baterias de chumbo-ácido exigem conhecimento de manuseamento de baterias e os seus operadores precisam ser treinados sobre como cuidar das baterias (enchimento/coberturas de água, manuseamento seguro da bateria, ciclos de vida da bateria, tempos de carregamento e desconexão, etc.). Isso exige muito do seu tempo e atenção, afetando a produtividade. 

Com baterias Li-ion é tão fácil quanto carregar o seu smartphone. Os seus motoristas vão adorar! Eles simplesmente ligam o empilhador quando vão para o intervalo; não há necessidade de esperar mais ou fazer qualquer coisa extra em relação à bateria do empilhador. Quando o motorista volta, a bateria está carregada e pronta para completar o turno. Obviamente, a bateria também pode ser carregada durante o turno entre as atividades, quando o empilhador está parado. Isto é chamado de 'carregamento de oportunidade'. As baterias de iões de lítio também são muito menos perigosas do que as de chumbo-ácido. Com Li-ion, o seu empilhador pode permanecer conectado, pois a bateria não corre o risco de sobrecarregar e será desligada se algo estiver errado. Mesmo quando a bateria superaquece ou está muito fria, ela desliga-se. Isso torna as baterias de iões de lítio mais seguras e muito menos perigosas. 

 

 

Investimento seguro  

A tecnologia de iões de lítio ficou muito mais barata nos últimos dez anos, enquanto o preço do chumbo continua a subir. Mas não é apenas o preço de venda que deve levar em consideração: com Li-ion você também precisa de 20% menos eletricidade em comparação com baterias de chumbo-ácido, o que é importante porque os custos de eletricidade estão longe de diminuir. Além disso, o Li-ion é 30% mais eficiente em termos de energia e os empilhadores mantêm-se tão rápidos, dinâmicos e vigorosos com uma percentagem baixa de carga bateria, como quando estão totalmente carregados. Uma enorme diferença em relação aos empilhadores com bateria de chumbo-ácido que perdem gradualmente a sua energia, à medida que a percentagem de bateria diminui. 

As baterias de iões de lítio não precisam de serviço ou manutenção, têm uma vida útil mais longa do que as de chumbo-ácido e vêm com uma garantia de 7 anos, o que significa que a bateria oferecerá desempenho máximo por até sete anos, dependendo das horas de trabalho. Todas essas características inovadoras reduzirão o seu custo total. A sua bateria de iões de lítio e o seu empilhador “envelhecerão” juntos, pois as suas vidas úteis são semelhantes; então você não precisa preocupar-se que um dia o seu empilhador possa precisar de uma nova bateria. 

Como você não precisará de nenhum tipo de instalação cara, para utilizar Li-Ion e graças às suas propriedades de eficiência energética, o retorno do investimento poderá ser alcançado dentro de dois a três anos de uso. Quanto mais uso der aos seus empilhadores, mais rápido poderá lucrar com o seu investimento inicial.

Uma solução limpa 

As baterias de iões de lítio também são muito mais limpas do que as baterias de chumbo-ácido. Você não precisa de proceder ao seu enchimento, para conseguir o eletrólito e por isso elas não podem vazar ácido; então não há manchas de ferrugem, não há poeira acumulada nas baterias, etc. As baterias de iões de lítio também requerem menos energia para carregar e têm uma vida útil mais longa do que o chumbo-ácido, mais antigo. Elas também podem ajudar a reduzir a sua pegada de carbono, se for usada eletricidade verde, no processo de carregamento.

POSTER DE SEGURANÇA BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO

POSTER DE SEGURANÇA BATERIAS IÕES DE LÍTIO

Portanto, fica claro que as vantagens da energia de iões de lítio não se limitam a grandes operações com vários turnos. Li-Ion pode ajudar as operações menores, de um turno único a tornarem-se mais eficientes, seguras, económicas, neutras em carbono e com algum espaço extra no armazém. Se acha que esta solução de energia pode ajudá-lo, não hesite em contatar-nos ou visite a nossa página sobre iões de lítio.

SAIBA MAIS SOBRE LI-ION

 

 

Siga o nosso guia até ao Empilhador certo

 

Guia de Empilhadores Elétricos



 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo