"Ouvindo os clientes nos últimos dois anos, reconhecemos que o ritmo das mudanças no mundo da logística tem criado alguns sérios desafios para a profissão de logística. Pudemos perceber a necessidade de um novo tipo de evento para fornecer informações e conselhos sólidos para ajudar a esclarecer as muitas opções disponíveis ", explicou Matthias Fischer, Presidente e CEO da Toyota Material Handling Europe. "Mas também sabíamos que isso exigiria uma abordagem colaborativa, envolvendo outras empresas com conhecimento especializado, por isso ficamos muito satisfeitos em trabalhar com os nossos parceiros, para realizar este evento." O evento também incluiu consultoria especializada da EcoVadis, uma empresa líder no setor, na área de Sustentabilidade.
'Na logística, ficar parado não é uma opção' foi o tema do Fórum Logiconomi, refletindo a velocidade das mudanças nos processos de manuseamento e o facto de que para muitas empresas a eficácia do seu sistema logístico poder ser crítica em termos de sucesso ou fracasso no mercado.
Outro foco principal foi o pensamento lean, que está no cerne da abordagem da Toyota à produção e a todos os outros aspectos do negócio. "Visamos Zero Muda, o que significa que não há desperdício, e acreditamos que os nossos clientes terão objetivos semelhantes. Também sabemos que, nos sistemas de logística de hoje, fazer as coisas na hora certa, não só economiza custos, com a eliminação de desperdícios, como também pode criar valor competitivo ".
O Fórum Logiconomi teve um formato muito incomum, inteiramente voltado para informar e apoiar os participantes de maneira prática e detalhada. Todos os participantes tiveram a oportunidade de registar questões e áreas de interesse específicas, permitindo que as discussões individuais fossem planeadas com um especialista relevante nesse campo.
s apresentações foram estruturadas principalmente em torno de breves resumos técnicos, com foco na simplicidade de comunicação e orientações práticas sobre como adotar tecnologias em diferentes cenários logísticos. Estes foram apoiados por demonstrações físicas, incluindo o uso de "machine learning", como um recurso que permite a formação em veículos autónomos antes da implementação, resultando em oportunidades de comissionamento contínuo de um dia, juntamente com os processos existentes.
A Toyota Caetano Portugal esteve presente na Holanda para assistir ao Fórum Logiconomi, tendo regressado com a convicção reforçada de que a estratégia da marca está bem alicerçada e preparada para apoiar os atuais e futuros desafios dos seus clientes. Não deixe de seguir a nossa página no LinkedIn ou o nosso canal Youtube para visualizar os vídeos das tendências abordadas no #Logiconomi2019