Como organizar a sua operação para potenciar carregamentos de oportunidade, com a tecnologia iões de lítio

Empilhadores com baterias de iões de lítio têm muitas vantagens: alta densidade de energia, elevada eficiência, sem emissões se for usada eletricidade verde, sem necessidade de manutenção e com vida útil superior. Mas, acima de tudo, eles são a solução de energia ideal para carregamentos de oportunidade. O carregamento de oportunidade significa que pode carregar as baterias dos seus empilhadores a qualquer momento, sempre que estes não estejam a ser usados, mesmo durante um intervalo de quinze minutos. Este tipo de carregamento durante o turno, também significa que não é preciso substituir a bateria de iões de lítio para completar o trabalho, ao contrário das baterias de chumbo-ácido.

Se deseja mudar para uma solução Li-ion, saiba que há muitas maneiras de organizar a sua operação em torno do carregamento de oportunidade. Vamos começar com algumas dicas. 

Descubra os intervalos em que os seus empilhadores não estão em utilização 

Procure perceber quando e com que frequência os seus empilhadores estão a ser usados. Calcular a sua taxa de utilização é muito mais fácil com equipamentos inteligentes conectados; basta olhar para os dados de gestão da sua frota, na ferramenta I_Site, que mostra os dados reais obtidos dos seus empilhadores. A experiência diz-nos que os equipamentos de armazém geralmente não são usados ativamente, acima dos 50% de um turno, o que significa que há muito espaço para carregar os equipamentos inativos, durante o horário de trabalho. Usando o Toyota I_Site em conjunto com os empilhadores conectados, é possível verificar facilmente o tempo de carregamento de cada máquina. Dessa forma, os seus operadores nunca mais irão precisar de se preocupar com uma bateria quase vazia.  

 

 

Observe o layout do seu armazém 

Os nossos carregadores precisam apenas de um fornecimento fiável de eletricidade para alimentar o seu equipamento, o que significa que eles são relativamente flexíveis em termos de onde pretende instalá-los. Então, será apenas necessário olhar para a planta das suas instalações. Deverão os carregadores ficar perto da área de cantina? Garantimos que não é necessário. Pode instalar os seus carregadores perto da área onde os operadores deixam os empilhadores. Este é um dos muitos benefícios de Li-ion em comparação com o chumbo-ácido: não precisa de uma sala de carregamento separada e ventilada, tal como acontece com o chumbo-ácido. Os carregadores podem ser colocados em qualquer lugar do seu armazém ou produção, aumentando a flexibilidade e até libertando algum espaço.  

 

Algumas dicas sobre onde colocar os seus carregadores: 

  • Observe o fluxo do seu armazém: que equipamentos está a usar, a que horas e onde? Descobrir quando, onde e por quanto tempo os seus empilhadores estão a ser usados, irá ajudá-lo a definir os melhores locais para colocar os seus carregadores. 
  • Verifique os aspetos de segurança e regras de empresa: pode haver algumas regras internas ou regulamentos que deve cumprir. Pressione sempre o botão de parar antes de desconectar o carregador. 
  • Identifique os lugares para parque de equipamentos: onde tem espaço para parquear os seus empilhadores e onde eles ficam naturalmente parados? Esses lugares são ótimos para instalar carregadores. Pode criar áreas adequadas para estacionamento de empilhadores ou criar uma norma interna que informe onde se pode ou não estacionar. 
  • Converta a sua antiga sala de carregamento de baterias chumbo-ácido: você pode usar esta área para instalar carregadores de iões de lítio. É claro que as baterias de iões de lítio não precisam de uma sala separada para carregar, mas se tiver uma sala disponível, por que não usá-la? 
  • Não hesite em nos contatar: a nossa equipa comercial pode ajudá-lo a identificar os pontos de carregamento certos, adaptados à sua operação, para garantir um fluxo lean.

 

Previna picos de energia 

Se decidir carregar todos os seus equipamentos ao mesmo tempo, por exemplo, durante o horário de almoço, isso pode causar picos de energia, aumentando a sua conta de eletricidade. É por isso que todos os nossos carregadores inteligentes externos vêm com Dynamic Power Limitations (DPL) para ajudar a reduzir os seus custos. Confira se a tarifa de eletricidade é baseada nos picos de consumo. A chave para reduzir a sua conta de energia, pode simplesmente passar por controlar esses picos. O DPL funciona com carregadores inteligentes e garante que, ao carregar vários empilhadores ao mesmo tempo, o equipamento com menos carga de bateria receberá mais energia. Com DPL é super fácil gerir os picos de eletricidade e reduzir custos. 

Mantenha a sua bateria feliz, criando bons hábitos de carregamento 

As baterias de iões de lítio têm muitos benefícios em operações com bons hábitos de carregamento. Se os seus operadores tiverem o hábito de carregar o empilhador sempre que não o estiverem a usar, é possível e fácil manter os empilhadores em funcionamento, garantindo a máxima disponibilidade e produtividade. 

Ao analisar os dados I_Site para o nosso empilhador retrátil modelo BT Reflex RRE160H, vemos que a vida útil média de uma bateria de chumbo-ácido é reduzida em 30% devido a hábitos de carregamento errados (média baseada em dados de 5.000 equipamentos). Observamos que as baterias estão a ser carregadas enquanto ainda têm alguma capacidade restante, o que reduz a vida útil geral das baterias de chumbo-ácido. Com baterias de iões de lítio, o carregamento de oportunidade não afeta o ciclo de vida das baterias e por isso não precisa preocupar-se com a carga restante ou sobrecarga da bateria. Desta forma, os seus operadores podem carregar os seus empilhadores quando realmente têm tempo para o fazer. 

Muitas vezes, quando analisamos os intervalos de tempo para carregamento de oportunidade, observamos as pausas. Mas os seus empilhadores não precisam ser alimentados enquanto está a comer. Os seus operadores também podem carregar o equipamento quando não o estiverem a usar. Depende da intensidade do turno e do que é mais fácil para a sua equipa. Ajude os seus operadores a criar uma boa programação de carregamentos de oportunidade e promova a conexão dos equipamentos, sempre que estiverem parados, como um hábito. Ao mudar de chumbo-ácido para iões-lítio, os carregamentos de oportunidade irão ajudar a manter a sua produtividade alta e os seus custos baixos. 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 
Subscrever Newsletter
Limpar tudo