Autopilot CDI120: o mais recente AGV Toyota - um transportador horizontal automatizado

O CDI120 é o primeiro porta-paletes automatizado da Toyota Material Handling Europe que integra a gama de equipamentos Autopilot Toyota e o sistema de gestão T-ONE, para formar uma solução de armazém totalmente integrada.

A Toyota Material Handling Europe revelou a sua mais recente fronteira na automatização de armazéns: CDI120, um AGV concebido especificamente como transportador de paletes.

O CDI120 é uma solução potente, compacta e intuitiva para o transporte horizontal de mercadorias, capaz de adicionar uma nova dimensão a qualquer operação de armazém. Encaixa perfeitamente na gama de veículos Autopilot da Toyota Material Handling Europe, juntando-se aos já existentes tratores de reboque, stackers de nível baixo, empilhadores retráteis e empilhadores contrabalançados para formar uma gama abrangente que pode satisfazer praticamente todas as necessidades de automatização dos clientes.

Compacto e económico

Em vez de simplesmente alterar um veículo convencional operado manualmente, o CDI120 foi projetado como um veículo de piloto automático desde o início. Isto permitiu repensar totalmente muitos aspetos deste transportador, desde o seu formato até os recursos de navegação e segurança, para permitir que os utilizadores industriais tirem o máximo proveito da tecnologia AGV.

A primeira coisa que os utilizadores irão notar é que o CDI120 não possui garfos. Em vez disso, carrega uma palete passando por baixo dela e elevando-a. Para tal, usa uma estação de passagem para garantir sempre, o carregamento preciso e eficiente de paletes até 1200 kg.

O design extremamente compacto do CDI120 - com scanner e sensores embutidos no chassi, em combinação com um design de acionamento diferencial - permite o carregamento eficiente da palete numa estação de passagem, manobras apertadas no ponto de viragem e uma operação rápida, mesmo em áreas com tetos baixos.

Quando em movimento, o CDI120 pode ‘ver’ objetos até 30 metros. A odometria e recursos de localização são usados para navegar com precisão pelo espaço do armazém. O algoritmo de localização é sofisticado o suficiente para interpretar obstáculos adicionados dinamicamente ao ambiente. Enquanto isso, os recursos de segurança de base da Toyota garantem um transporte seguro, através de campos de deteção frontal e lateral, luz de aviso LED azul e paragens de emergência.

Crescer à medida que a sua operação cresce

Mas o CDI120 funciona como mais do que um veículo autónomo: também funciona perfeitamente como parte de uma frota automatizada de veículos, comunicando com outros AGVs da Toyota e sistemas de gestão, através do software T-ONE. Desenvolvido internamente pela Toyota, o T-ONE pode integrar e supervisionar todos os equipamentos do armazém para otimizar a eficiência e o tempo de processamento.

Isto fornece aos operadores flexibilidade máxima: eles podem iniciar os trabalhos de transporte no CDI120 manualmente (através de um sistema de gestão de armazém ou botões de chamada) ou por meio de software automatizado. Os equipamentos podem ser configurados para várias rotas pré-definidas (A-to-B, loop ou numa rota com vários intervalos) e prioridades, que podem ser ajustadas em tempo real para manter um fluxo de material contínuo - evitando interrupções e maximizando custos e a eficiência da operação.

“O CDI120 foi projetado para se posicionar como topo de gama. Um objetivo importante no seu desenvolvimento foi fornecer um transportador de paletes económico que trabalhasse na perfeição com os nossos empilhadores – otimizando o ROI para os nossos clientes nas aplicações de transporte e empilhamento”, explicou Maria Carlsson – gestora de produto para veículos automatizados, Toyota Material Handling Europa. “Com o planeamento e execução de rotas automatizadas no T-ONE, é possível dividir o transporte A-to-B com uma tarefa de várias etapas envolvendo diferentes tipos de veículos – por exemplo, usando o económico CDI120 para transporte e o poderoso RAE para empilhamento, o que recompensará em ROI e em economia de espaço e energia.

“Além disto, como o T-ONE é facilmente configurável para diferentes fluxos e dimensões de operação, as frotas CDI120 podem ser implantadas de forma flexível, mudando e aumentando ao longo do tempo. Proprietários de empresas ou gestores de armazém podem adotar uma abordagem 'big bang' para a automatização ou efetuar uma transição mais gradual - em ambos os casos, usufruem dos benefícios de automatização sem interrupção, alinhada com as necessidades e prioridades dos seus negócios.”

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