A escolha das rodas dos garfos depende do tipo de aplicação, intensidade de uso e tipo de superfície em que o porta-paletes irá operar. Encontre o tipo e o material certos para a sua aplicação.
Piso regular
Rodas únicas são preferenciais em pisos uniformes e permitem manobras mais fáceis. O desgaste numa roda simples, no entanto, é maior. Uma roda simples é sempre combinada com uma roda trepadeira na ponta do garfo, para facilitar no manuseamento de paletes ao comprido.
Piso irregular
As rodas bogie movimentam-se melhor em pisos irregulares. Como a carga é distribuída num maior número de rodas (menos peso de carga e atrito centrado num ponto), o desgaste individual das rodas fica reduzido.
A escolha das rodas motrizes e dos garfos é um equilibrio entre preço, tipo de aplicação, intensidade de uso e do tipo de superfície em que o porta paletes elétrico será utilizado.
Rodas de apoio (castor): Quando o porta-paletes elétrico curva ou sofre um solavanco, a pressão numa das rodas de apoio aumenta, como resultado da compressão da mola. Graças à barra de torção, a outra mola comprime em idêntica medida. O porta-paletes permanece estável, sem nunca começar a balançar lateralmente, um fenómeno típico quando as forças das molas não interagem.
Roda motriz: devido ao posicionamento central da roda motriz, o porta-paletes não avança enquanto a roda não recuperar a aderência após girar em falso, por exemplo em pisos molhados e rampas. Com uma roda motriz deslocada do centro, pode ocorrer um movimento lateral considerável, nestas situações.
Rodas dos garfos: é possível escolher entre rodas de garfos simples ou bogie. Simples para fácil manobra e posicionamento na palete ao manusear pelo lado longo e Bogie para subida fácil em superfícies irregulares e para cargas pesadas.