Muitas empresas, às vezes, enfrentam a questão de comprar ou alugar um empilhador ou um equipamento de armazém. Obviamente que, existem vantagens e desvantagens em ambas as opções, e é por isso que pode ser difícil escolher. Poderá ser convidativo comprar o equipamento enquanto existe capital, e a sensação de não ter que pagar juros é sempre atraente. Mas já se perguntou se esse dinheiro não pode ser investido noutro lado que dê mais retorno? Se for esse o caso, quais são as vantagens de alugar um equipamento?
Abaixo, apresentamos uma visão geral de quando se considera mais indicado para uma empresa alugar ou comprar um ou vários equipamentos. Explicamos também as diferenças económicas e operacionais do aluguer de curto e longo prazo de uma frota de equipamentos e como esta reduz o tempo de inatividade e aumenta a produtividade dos funcionários.
A compra de um empilhador pode parecer a mais correta se o capital económico existir e se um equipamento novo (ou usado) for necessário para as operações. De um modo geral, é claro que há coisas melhores para investir, porque um empilhador, assim como um automóvel de passageiros, desvaloriza diretamente. Mas deverá fazê-lo, se a política da empresa indicar que deve possuir a propriedade de todos os seus empilhadores e equipamentos de armazém. Um equipamento comprado será, naturalmente, um ativo no balanço patrimonial da empresa. Igualmente poderá fazer o que quiser com ele, sem se preocupar com implicações face ao que o fornecedor poderia dizer quando o contrato de aluguer expirasse.
No entanto, esteja consciente de que todas as modificações efetuadas no equipamento devem acontecer dentro da estrutura de marcação CE. Permita sempre que um especialista faça as alterações necessárias. Além disso, certifique-se de ter um contrato de serviço de manutenção, de preferência com serviço regular durante todo o ano, para reduzir o risco de avarias. Pergunte a si mesmo quanto tempo poderá ficar sem o equipamento, se algo acontecer.
Vamos olhar para os prós e contras da compra
+ É o proprietário do equipamento e pode fazer o que quiser dentro da estrutura de marcação CE
+ É um ativo no balanço patrimonial
- Precisa de garantir que o equipamento cumpra os requisitos existentes
- Fica responsável pela manutenção e reparação
- Representa um investimento que vincula capital
- Torna a sua frota de equipamentos menos flexivel
- O equipamento vai diminuindo rapidamente em valor
- Deve levar em consideração custos inesperados, como a aluguer de máquinas adicionais e/ou reparações em caso de grandes danos.
- Terá de vender ou desfazer-se do equipamento quando não for mais necessário
A maioria das empresas de empilhadores oferece aluguer de curto prazo e aluguer de longo prazo. Muitos clientes optam pela solução de aluguer de longo prazo, em vez da aquisição do equipamento. Desta forma, evita o alto custo inicial e usufrui de assistência frequente, peças de reposição e tecnologia atualizada.
Se alugar o equipamento, poderá investir o capital que iria gastar na compra da máquina em outras coisas, que podem até valorizar o capital do seu negócio. Se também conseguir taxas de juro baixas, há poucas razões para vincular capital num equipamento que rapidamente desvaloriza. No entanto, certifique-se que o fornecedor é uma empresa autorizada e que o equipamento é verificado.
Quando deve alugar a longo prazo?
O aluguer de longo prazo traz muitas vantagens, mas a opção de aluguer de curto prazo pode ser realmente a solução ideal em algumas situações, por exemplo, durante as épocas de picos de trabalho, porque permite reduzir os custos na época baixa, quando não precisa de manter tantos equipamentos ativos. Precisará, portanto, de máquinas prontas a utilizar. Pode ser durante os feriados em que o comércio aumenta e o armazenamento precisa ser mais rápido. O aluguer de curto prazo também é uma boa solução quando um equipamento avaria e necessita rapidamente de um novo ou quando faz mudanças ou reorganizações e os equipamentos serão usados apenas por um curto período. Cuidado com o aluguer de curto prazo por um longo período de tempo, pois o preço geralmente acaba por ficar bastante alto.
Quando é adequado o aluguer de curto prazo?