Toyota Material Handling Europe caminha para um futuro ‘net-zero’ com eletricidade 100% renovável

A Toyota Material Handling Europe confirma a utilização de 100% de eletricidade renovável nas suas operações europeias a partir de 1 de abril de 2021. A mudança envolve cada uma das suas entidades europeias e representa um avanço significativo em direção aos seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Apenas por sua conta, atinge 15% do progresso necessário em direção à meta de emissões zero em 2030, das suas operações.

A Toyota Material Handling Europe anunciou que as suas operações na Europa agora fornecem 100% de eletricidade renovável, sem emissões de CO2 associadas.

Essa transição foi finalizada em 1 de abril de 2021, mas é o resultado de esforços contínuos desde 2018, ano em que passou a aumentar de forma constante a sua proporção de eletricidade proveniente de fontes renováveis. Abrange cinco fábricas, três instalações da sede na Suécia e 21 empresas de vendas nacionais.

Até ao momento, este é o projeto de maior impacto que a Toyota Material Handling Europe concluiu, no seu caminho para emissões zero. Quando começou a rastrear os dados de sustentabilidade em 2012, calculou que as emissões de CO2 de eletricidade, representavam 15% das emissões totais.

“Mudar para eletricidade 100% renovável é um marco importante na nossa jornada de sustentabilidade”, afirma Ernesto Domínguez, presidente e CEO da Toyota Material Handling Europe. “Além de definir metas para o futuro, é igualmente importante que tomemos medidas ambientais agora. Mudar para eletricidade renovável é uma conquista concreta que faz uma diferença mensurável e ajuda a garantir o nosso status como parceiro de escolha para os clientes que estão comprometidos em atingir zero emissões.”

Como foi realizada esta mudança?

A eletricidade renovável é certificada por meio da emissão e compra de Garantias de Origem (GOs), que rastreiam as unidades de energia produzida a partir de fontes sustentáveis. Cada GO recebe um número único. Este é cancelado num registo central, quando a quantidade correspondente de eletricidade é comprada e usada. O intuito é evitar a "contagem dupla" de GOs e garantir um contributo real para o mercado de energia renovável.

A Toyota Material Handling Europe divide a utilização de eletricidade 100% renovável em três categorias:

  • 95% é obtida de fornecedores locais de eletricidade, por meio de contratos de eletricidade renovável. Os fornecedores locais fornecem prova de que cancelam GOs equivalentes à quantidade de eletricidade que é comprada.
  • A Toyota Material Handling Europe comprará e cancelará GOs por meio de corretores, separados dos fornecedores de eletricidade, para responder a 4% residuais, quando as soluções locais não estão disponíveis.
  • O 1% final da eletricidade é gerado por painéis solares no local, em várias instalações europeias.

 

 

Princípios sustentáveis na prática

A sustentabilidade está no centro da cultura e das prioridades corporativas. Mudar para eletricidade renovável é um dos mais de 200 projetos em que a TMHE está a investir para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões. Juntos, estes projetos permitiram a toda a organização europeia reduzir as emissões de CO2 em 29% desde 2012. O programa de energia permitiu uma redução de 10% no gasto de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e financeira.
Outro fator importante de contribuição foi o estabelecimento da primeira fábrica ‘zero-emissões’ no setor, que foi concluída em 2020, uma década antes do previsto. A fábrica em Mjölby, Suécia, é alimentada por eletricidade renovável, aquecimento urbano e biogás líquido, o que a torna ‘zero-carbono’ em termos de atividades no local e da energia que obtém de fornecedores. Desta forma, ela mostra um exemplo de novos sistemas de produção, preparados para o futuro, que tornam a sustentabilidade e o crescimento comercial um e o mesmo.

 

 

Em Portugal, a Toyota Caetano Portugal já atingiu um dos próximos marcos na jornada de sustentabilidade da Toyota Material Handling Europe com a conclusão da certificação do seu sistema de gestão de energia (Div Norte) segundo a ISO 50001. Integrado na jornada de sustentabilidade da empresa está igualmente a adesão ao programa EcoVadis, tendo a Toyota Caetano Portugal, logo no primeiro ano, atingido uma boa marca como resultado da sua auditoria RSE: ‘Your company has obtained a score higher than 49/100 and, for this achievement, has been awarded a Bronze EcoVadis Medal. This result places your company among the top 50 percent of companies assessed by EcoVadis. Congratulations!’ O objetivo da empresa é trabalhar em estreita colaboração com clientes e fornecedores para apoiar a redução de emissões e construção de cadeias de abastecimento ‘net-zero’.

Limpar tudo