Queremos que os nossos fornecedores sejam tão eficientes quanto possível, mantendo níveis mínimos de stock e entregando os materiais 'just-in-time'. O nosso Sistema de Produção Toyota (TPS) tem como visão a melhoria de processos de forma contínua, através da eliminação do desperdício em recursos naturais, humanos e corporativos – e isto estende-se para os nossos fornecedores. Todos os nossos principais fornecedores aceitaram o nosso código de conduta, assinando a declaração de Compras Responsáveis.
Identificamos 40 fornecedores com os quais trabalhamos intensamente, que apoiamos com atividades Kaizen relevantes para fornecedores e transmitimos os princípios da Toyota, tudo isto para melhorar o desempenho em termos de segurança, qualidade e responsabilidade.
A ZF Friedrichshafen AG fornece à indústria de movimentação de cargas sistemas de transmissão para empilhadores elétricos e de grandes dimensões. A fábrica ZF Stankov na República Checa, tem vindo a fornecer sistemas para equipamentos elétricos à Toyota Material Handling Europe desde fevereiro de 2012. Esta solicitou-nos ajuda para melhorar a eficiência operacional da fábrica.
Os gestores da fábrica de Stakov em conjunto com os nossos peritos do departamento da qualidade, conduziram uma análise das principais oportunidades de melhoria. Em janeiro de 2013, como primeira etapa, a fábrica adotou reuniões diárias Asaichi para rever problemas relativos à qualidade. Estas discussões levaram a tomadas de decisão, como a implementação de melhorias nas instruções de embalamento para os funcionários, investimento em novos equipamentos, contratação de novos colaboradores para o departamento da qualidade e extensão das formações para todos os funcionários.
Em 2014, a área de produção da Stakov foi reorganizada e a supervisão foi aumentada. Foram estabelecidas reuniões regulares com os trabalhadores e certas formações tornaram-se obrigatórias para todos os funcionários. Também foi implementada a gestão de pontos fracos adotada pelo TPS e foi posto à prova um processo sistémico para novos produtos.
Em 2015, a ZF continua a basear-se nos conceitos do TPS, para otimizar os seus processos e recentemente adotou a metodologia 5Ss da Toyota. Começou também a sensibilizar os seus fornecedores internos e externos, para implementarem e assumirem os conceitos Asaichi, Gestão de Pontos-Fracos e Gestão da Mudança, estendendo os princípios pela cadeia de valor.