A fábrica de embalagens Adara está localizada em Valkeakoski, tradicionalmente conhecida pela sua indústria de papel, e funciona num edifício fabril de tijolos vermelhos, construído na década de 1960. No entanto, dentro da fábrica, não encontramos nada minimamente antiquado. Em vez disso, encontramos uma instalação de produção automatizada de última geração que fabrica cartão ondulado e embalagens para a indústria alimentar finlandesa, entre outros.
O sistema foi introduzido na área de produção em 2020 e transporta automaticamente produtos de cartão canelado de um estágio de produção para outro. Por outro lado, são necessários trabalhadores nos armazéns de matéria-prima e produtos acabados da fábrica. Eles usam empilhadores para receber matérias-primas, como rolos de papelão pesados e sacos de amido, e para transferir produtos acabados do final da linha de produção para o armazém, onde são então carregados em camiões. Para este trabalho, a gestora de compras da Adara, Piia Mäenpää, e a gestora de produção Lauri Valkeamäki escolheram empilhadores Toyota Material Handling, sendo que podemos ver quase uma dúzia a circular pela empresa.
O sistema I_Site instalado em toda a frota de empilhadores fornece informações sobre o número de horas que os empilhadores trabalharam, o que desempenha um papel importante na aquisição de máquinas.
"Estamos a monitorizar de perto as informações do I_Site sobre choques que ocorrem nos nossos espaços, infelizmente confinados. Os sensores são sensíveis o suficiente para nos dar o máximo de informações possível. Com base nos dados de impacto, melhoramos a formação dos nossos operadores, com formação direcionada aos problemas e que fornecemos internamente em cooperação com a Toyota", diz Valkeamäki. O I_Site também gere os direitos de acesso dos motoristas para que cada empilhador possa ser usado apenas pelos operadores designados.
Com as atualizações mais recentes da operação, dois novos empilhadores elétricos contrabalançados foram considerados na frota de empilhadores. Um está equipado apenas com garfos e o outro com uma pinça para rolos. Isso torna as máquinas ideais para lidar com a variedade de produtos da Adara.
Máquinas elétricas são mais agradáveis de operar e fazem exatamente o que devem fazer
"Escolhemos os empilhadores elétricos e as baterias dimensionadas para tarefas em que a quantidade de trabalho não exige carregar o empilhador durante o turno", diz Valkeamäki.
Na Adara, a mudança para elétrico, mais especificamente máquinas movidas a bateria de iões de lítio, está em curso. À medida que ganhamos experiência, avançamos em direção a novas tecnologias, passo a passo. "Na próxima vez que atualizarmos as máquinas, acredito que todos os nossos empilhadores já estarão equipados com tecnologia de iões de lítio", diz Valkeamäki.