O centro Hermes Fulfillment GmbH em Ohrdruf, é um dos seis locais da Hermes na Alemanha, com a sede da empresa situada em Hamburgo. A unidade de Ohrdruf emprega 370 funcionários permanentes que garantem uma cadeia de processos intra-logísticos simplificada. Diferentes produtos de 14 países da Europa, incluindo aparelhos eletrónicos (por exemplo, smartphones), acessórios para casa e itens maiores até 31,5 kg, são armazenados, selecionados e enviados para entrega. O local também oferece uma operação de devoluções, que descarrega e avalia as mercadorias devolvidas e, se necessário, repara os produtos numa oficina principal.
Para que as operações ocorram sem problemas e de forma eficiente, as diferentes secções do centro logístico devem colaborar mutuamente. "Todos os processos no local devem ser coordenados entre si, caso contrário podemos ter horários de pico, como antes do Natal, por exemplo, que são difíceis de cobrir", diz Ronald Ganther, Head de Inbound da Hermes Fulfilment.
Nos últimos dois anos, o local ofereceu prazos de entrega ainda mais curtos. Ganther continua: "Para cumprir a nossa promessa de “entregar no dia seguinte”, os nossos funcionários trabalham em dois turnos, o que significa que as máquinas estão a trabalhar duas vezes mais e por períodos mais longos".
Os empilhadores estão em utilização por cerca de sete horas de cada vez, para cobrir a maquinaria utilizada nos dois turnos consecutivos (com o menor tempo de inatividade possível). A utilização de baterias de chumbo-ácido estava a mostrar-se desafiadora. A troca de baterias também era inadequada, devido a ser uma operação demorada e exigir muito espaço de armazenamento.
"Fomos confrontados com a pergunta: como podemos usar os nossos equipamentos de movimentação de cargas da forma mais eficiente possível e ainda atender às crescentes exigências dos clientes?"
Era necessária uma solução flexível que oferecesse um novo tipo de energia.
A Toyota Material Handling Europe forneceu a solução perfeita: um sistema de bateria inovador com tecnologia de iões de lítio e uma gestão inteligente da carga da bateria. Isso deu à Hermes a oportunidade de beneficiar de ciclos de carregamento mais coordenados e do uso prolongado dos equipamentos. Como resultado o tempo de inatividade reduziu, o que se mostrou essencial para a produtividade durante as altas temporadas.
Todos os novos empilhadores no local estão agora a funcionar com tecnologia de iões de lítio, com reduções igualmente nos custos de eletricidade, uma vez que as baterias podem ser carregadas rapidamente durante os períodos “mortos” (por exemplo, pausas para almoço). A substituição da bateria passou a ser uma coisa do passado, deixou de haver necessidade de enchimentos de água e a eficiência melhorou muito graças à conformidade dos ciclos de carregamento. "A Toyota calcula os ciclos de carregamento de acordo com as nossas necessidades; os funcionários recebem formação sobre quando carregar, para que possamos garantir que os horários de operação dos empilhadores sejam adequados aos padrões do turno", explica Ganther.
Conseguir um carregamento mais rápido exige corrente de intensidade mais elevada; uma "Limitação Dinâmica de Potência" (DPL) garante que um grupo de carregadores não exceda o consumo máximo de corrente especificado, evitando picos de corrente que podem ocorrer quando os carregadores são alimentados todos ao mesmo tempo.
Um DPL não exige trabalho extra, pois os carregadores são inteligentes e comunicam entre si, eliminando a necessidade de cabos adicionais. O estado da bateria de todos os empilhadores pode ser revisto a qualquer momento através do sistema de gestão de frota I_Site da Toyota, que permite a conformidade com os ciclos de carregamento, ajudando a prolongar a vida útil da bateria e a poupar custos desnecessários durante os picos de energia.
O avançado sistema de gestão de frotas I_Site também é usado para oferecer um nível mais elevado de segurança ocupacional, no local de trabalho.
"Para nós, o I_Site é uma ferramenta de otimização: conseguimos ver, por exemplo, onde podem ocorrer colisões, o que nos permite tomar medidas preventivas. Além disso, graças ao Smart Access, apenas os funcionários autorizados no sistema, têm acesso aos equipamentos", explica Ganther
O aplicativo baseado na web Smart Access garante que cada operador recebe um chip de registo individual para um empilhador específico. O I_Site também pode ser usado para treinar os funcionários no manuseamento cuidadoso das diferentes máquinas, para aumentar a segurança e operações responsáveis.