AMAB opta pelos equipamentos de iões de lítio fáceis de usar da Toyota

A AMAB escolheu recentemente a Toyota Material Handling como parceira para o fornecimento de equipamentos de movimentação de cargas. A facilidade de uso dos equipamentos e a solução de baterias de iões de lítio, foram um fator determinante nesta escolha.

Dados e números:

Sobre AMAB

A AMAB emprega 800 funcionários em 3 locais distintos na área de Bruxelas (Asse, Halle e Zaventem). Assegura vários serviços e soluções completas de “one-stop-shop”, nas suas próprias instalações ou nas instalações dos seus clientes. São especializados em embalagem: embalagem personalizada, reembalagem, …, etc. O armazém de Asse, possui uma característica única - uma máquina de lavar de última geração, adquirida para lavar copos reutilizáveis, ​​destinados a eventos, serviços públicos, etc.,

Dia após dia, os colaboradores da AMAB fazem tudo o que podem para servir os seus clientes da melhor forma possível. “Os nossos funcionários são pessoas com deficiência física ou mental. Juntamente com o terapeuta ocupacional, estudamos a situação da cada pessoa para decidir o papel que cada um dos funcionários pode desempenhar, apesar da sua limitação. Tentamos alternar regularmente as suas tarefas para trazer variedade às suas funções”, diz Rudi Crombé, Diretor dos Serviços Técnicos em Zaventem, onde a tecnologia dos iões de lítio foi apresentada.

“Antes desta aquisição, a maioria das máquinas nas nossas 3 localizações já eram equipamentos Toyota, com os quais sempre estivemos satisfeitos. Por isso, foi um passo lógico para nós continuar a comprar na Toyota”, diz Rudi. Ele também expressa imediatamente que a AMAB aprecia o facto de ter sempre um representante da Toyota no local, para apresentar as novas máquinas e dar uma explicação clara sobre o seu funcionamento. “Em 2015 fundimos as nossas filiais. Aproveitamos essa oportunidade para fazer um inventário e pedir a 3 potenciais candidatos um contrato de serviço.

A Toyota acabou por apresentar a melhor oferta. A maior parte da nossa frota é composta por equipamentos Toyota, o que facilita o trabalho do técnico. Basta convocar um único técnico, o que também implica menos quilômetros e menos impacto no meio ambiente”, afirma Rudi. Manutenção preventiva e reparação, são planeados de forma eficiente, reduzindo a necessidade de deslocações ao mínimo. Esta abordagem encaixa perfeitamente na visão da AMAB que procura um equilíbrio responsável dos 3 P's - Pessoas, Proveito e Planeta.

Equipamentos de iões de lítio fáceis de usar

Há vários meses, que a AMAB trabalha com porta-paletes elétricos, stackers elétricos e empilhadores retráteis, equipados com baterias de iões de lítio, nas suas instalações. Depois de muita deliberação, decidiram que não iam optar pelas baterias de chumbo-ácido tradicionais, mas pelos iões de lítio, sendo a resposta, muito clara: “Essas máquinas são fáceis de manter, fáceis de usar e a longo prazo, a diferença no preço de compra será compensada pela economia, consumo e energia, e maior vida útil da bateria. A troca da bateria ocupava grande parte do nosso orçamento de manutenção. Enquanto as baterias de ácido-chumbo exigem um processo de carga com supervisão e numa área separada; os iões de lítio, não. São muito acessíveis e por isso ideais para nós.”

A implementação também correu bem: “Os nossos funcionários têm os seus hábitos e rotinas e por isso a implementação exigiu alguns ajustes. Antes, eles tinham que operar os equipamentos com ácido-chumbo até que a bateria estivesse vazia, antes de carregá-los. No início observamos que muitas vezes tinham que esperar para carregar os equipamentos de iões de lítio porque a bateria ficava vazia. Mas agora já começam a ficar habituados e começa a ser uma rotina. Agora, eles conectam automaticamente as baterias ao carregador, assim que terminam de usar os equipamentos. Não há mais baterias vazias!

O nosso espaço disponível é restrito, por isso máquinas paradas não são uma opção. Agora também podemos usar todos os equipamentos de forma eficiente e não desaproveitamos nenhum espaço.”

“Não trabalhamos em turnos, porque a maioria dos nossos funcionários depende dos serviços de transportes públicos. É por isso que, é importante para nós utilizar os equipamentos da forma mais eficiente”, diz Cynthia Lannoye, responsável de logística da AMAB.

Equipamentos personalizados

Também em termos de serviço, a AMAB está muito feliz com a Toyota. “Um dos nossos funcionários é portador de deficiência física, o que torna difícil operar um porta-paletes normal. Em 3 dias, a Toyota disponibilizou um dispositivo adequado para testar, em sistema de aluguer. “O porta-paletes é equipado com barras laterais fixas e um sistema de alerta especial, que faz a máquina parar imediatamente quando o operador está muito longe do braço do timão. Por causa disto, o operador precisou de algum tempo para se ajustar, mas agora parece que já opera o porta-paletes há muitos anos. É uma alegria vê-lo tão feliz!” afirma Cynthia.

De acordo com Rudi, a experiência está a revelar-se extremamente positiva e para ele o futuro da AMAB é muito claro: “Gostaríamos de expandir a nossa frota de iões de lítio. Apesar do número limitado de equipamentos no nosso armazém, já notamos a diferença. Também gostaríamos de continuar a colaboração com a Toyota.”

Mais sobre soluções de energia

Assuntos relacionados

Li-ion: o caminho a percorrer

Baterias sem manutenção que permitem que os seus equipamentos funcionem 24 horas por dia. Saiba mais sobre as nossas baterias de iões de lítio como fonte de energia para o seu próximo empilhador Toyota.

Leia mais >>

serviço toyota

Serviço Toyota

Os nossos planos de serviço mantêm o seu negócio operacional e ajudam-no a tirar o maior proveito do seu equipamento, qualquer que seja a marca. Para que possa continuar focado no essencial – gerir o seu negócio.

Saiba mais >

Driver using BT Optio for order picking

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >

Limpar tudo