A Limburgs Bandag Bedrijf, parte do Grupo Q-TEAM, é especialista em renovar e recauchutar pneus de automóveis e camiões, autocarros e máquinas agrícolas. Em colaboração com a Bandag Bridgestone, eles recuperam cerca de 14.000 pneus por ano.
Factos e números
“Atualmente, temos seis empilhadores no local. Metade funciona a gás e a outra metade são empilhadores elétricos. Planeamos substituir os outros empilhadores movidos a gás por elétricos também”, diz Stefan Lesage, gerente na LBB, “São mais robustos, e isso é importante, porque para além de transportar, também movimentamos materiais difíceis de manusear.”
A LLB tinha uma frota de empilhadores desatualizada com máquinas com cerca de 20 anos de idade. As máquinas precisavam de ser substituídas, e então a LBB teve de verificar as suas opções. “Foi assim que acabamos por entrar em contacto com a Toyota Material Handling e substituímos as duas primeiras máquinas movidas a gás por elétricos”, de acordo com Stefan.
“Porque trabalhamos com reciclagem, que é, em última análise, um negócio verde, é claro que queremos continuar nessa linha em todas as nossas atividades. É por isso que também mudamos para empilhadores elétricos”, ele continua.
Após uma visita da Toyota Material Handling e do parceiro Durwen (especialista em acessórios), as especificações técnicas da configuração do empilhador foram discutidas ao detalhe. Por exemplo, foi escolhida uma pinça especial para pneus.
“Usamos pinças para pneus para empilhar pneus em pilhas de 8 a 12 peças. Isso é importante para a colocação eficiente do material, tanto durante a carga quanto a descarga dos camiões”, explica Stefan.
A LBB atribui grande importância ao conforto e à segurança dos seus funcionários. “Como o nosso pessoal passa o dia inteiro ao ar livre no empilhador, e o clima geralmente é mau, é importante que eles possam fazer seu trabalho com alegria e segurança. O silêncio do empilhador, por exemplo, é um bom exemplo de conforto extra.”
Os vários sistemas de segurança nos empilhadores são um bom bónus, pois nem sempre há supervisão adicional disponível.
A LBB estava à procura de um parceiro em que pudesse confiar, tanto em termos de conhecimento quanto de apoio e serviço.
“A Toyota Material Handling funcionou bem para nós, não apenas para os operadores, para também mim”, Stefan reconhece. “Toda a assistência e até mesmo as reparações após uma pequena colisão são feitas muito rapidamente.”
“Estamos muito satisfeitos por ter decidido pela Toyota, não só pela qualidade da marca premium mas essencialmente pelo serviço que eles prestam”, conclui.