A Kvik é fornecedora dinamarquesa de design de cozinhas há mais de 30 anos, revolucionando a indústria com um design inovador e entrega rápida. A Kvik distribui cozinhas prontas em 6 a 9 camiões que saem do armazém de Vildbjerg todos os dias, para entregar pelas 150 lojas Kvik localizadas por toda a Europa.
A cozinha é o foco de muitas casas. Com diversas opções para escolher e criar o design que melhor se adapta às necessidades de cada cliente, a procura por novas cozinhas tem aumentado. Isto pressiona a produção, o armazenamento e o manuseamento interno dos materiais Kvik. Por isso, o fabricante de cozinhas simplificou o seu transporte interno, com dois empilhadores automáticos da Toyota Material Handling.
Søren Thomsen é responsável por garantir que os processos de logística da Kvik sejam tão eficientes quanto possível. O crescimento que a Kvik experienciou nos últimos cinco anos criou a necessidade de otimizar o abastecimento interno de bens à produção. “O crescimento de 25% nos últimos anos e as restrições físicas, têm pressionado mais os processos internos. É por isso que há cinco anos montamos um novo espaço e que agora otimizamos as nossas operações com AGVs Toyota, novamente para responder à crescente procura. Um dos motivos da escolha desta solução foi ter mais produtos a circular na operação, sem expandir a área, sem aumentar o número de locais de paletes ou contratar pessoal adicional.
Equipamentos autopilot otimizaram dois processos de manuseamento de materiais: o transporte das paletes para o armazém intermediário e o transporte das mercadorias de lá para a produção. Os produtos paletizados recebidos dos fornecedores são colocados em tapetes transportadores. “Como os AGVs Toyota recolhem as mercadorias a serem armazenadas, não há necessidade de dedicar pessoas específicas para esta tarefa. A recolha da mercadoria é feita imediatamente, sem nenhuma interrupção. Funciona na perfeição e ajuda-nos a ter pessoal disponível para outras tarefas", diz Søren Thomsen, o gestor do armazém. “Quando as mercadorias chegam ao armazém intermediário, também são colocadas em pistas dedicadas para as mercadorias. Os funcionários então pegam nas mercadorias, com stackers e empilhadores retráteis, para as colocar nas pistas de recolha. De seguida, os AGVs conduzem-nas para a produção, onde dobramos, planeamos, laminamos, pintamos e refinamos o material, para produto acabado."
Søren Thomsen conclui que a solução com os dois AGVs gerou um aumento de eficiência de até 20%, com retorno em menos de um ano. “Depois de pesquisar o mercado para possíveis soluções por 3 anos, iniciamos negociações com a Toyota para um possível projeto de automação. Fizemos muitas análises antes e depois e concentramo-nos em concretizar as ideias de automação. Nesse processo, as discussões com a Toyota foram gratificantes e construtivas. Tanto os gestores de projeto quanto os consultores estavam totalmente focados e entusiasmados”, disse Søren Thomsen.
Os modelos de stacker automático Toyota BT Staxio SAE foram adquiridos com um contrato de aluguer operacional com serviço completo por 84 meses. Navegam com um sistema GPS e usam lasers e refletores num layout definido. Os funcionários do armazém, que armazenam e selecionam as mercadorias, examinam as mercadorias antes e depois da produção. Isto permite que eles tenham o controlo sobre as mercadorias. Inicialmente, o projeto de automação tratava de resolver uma tarefa trivial de mover mercadorias de A para B. “Tem sido um sucesso e estamos cada vez melhores no uso do sistema. Com o tempo, pretendemos integrar os AGVs com o WMS (o nosso sistema de gestão de armazém) para que eles possam armazenar e retirar mercadorias, o que tornará as nossas operações ainda mais eficientes. Tanto a parceria que desenvolvemos como o caso de negócio que construímos permitem-nos entrar em detalhes e ajustar tudo. É extremamente valioso e ajuda-nos a acompanhar a crescente procura, e a aumentar a competitividade”, diz Søren Thomsen.