Segurança otimizada e custos reduzidos na DHL, com o programa ‘Pride in Performance’

As operações de manuseamento de materiais consideram riscos associados, em termos de danos em bens e infraestruturas, e também perigos significativos de segurança para os funcionários. Com o nosso apoio, a DHL criou uma cultura de segurança em Eindhoven, resultando numa redução de custos com danos.

Identificamos custos de manutenção elevados, com a utilização dos nossos equipamentos na DHL- Eindhoven, no período de março a setembro de 2012. Propusemos a ideia de trabalhar em conjunto num projeto piloto, em prol de reduzir custos com danos e lesões humanas.  

O projeto concentrou-se nos custos associados a danos, nos processos e na cultura de operadores, cooperando diretamente com os técnicos e com a administração local. Juntos, concordamos que o objetivo principal seria reduzir os custos com danos em 15%, dentro de um ano.  

Os custos com danos foram mensurados em termos de horas perdidas por individuo, investimentos feitos em reparações e manutenções de equipamentos. Nas entrevistas efetuadas, os operadores partilharam a sua opinião sobre as causas subjacentes aos elevados custos. Com a integração de ferramentas da DHL, como ‘Gemba Walk’ e ‘Pride Wall’ no nosso próprio programa ‘Pride in Performance’, fomos capazes de incentivar os operadores a implementar as suas próprias sugestões, levando a reduções substanciais de lesões e danos.  

Devido em grande parte, a uma mentalidade mais pró-ativa entre os operadores, os custos com danos foram reduzidos em 7% após os primeiros seis meses. Após um ano, os custos com danos caíram 16%, ultrapassando o target inicial. 

Próximos passos

Para prosseguir com a redução dos custos com danos na DHL foi, entretanto, iniciado o Passo 7 - Future Plansdo programa Pride in Performance. Foi elaborado um plano de ão, com indicadores de desempenho (KPI) para os operadores de empilhadores e foi também criado um grupo, de direção, para assegurar que as recomendações do projeto fossem seguidas. 

Mais sobre o Toolkit

Genbutsu” ou “Going to the Source”, para obter uma compreensão completa de um problema e avaliá-lo por si mesmo.   

‘Pride Wall’ é uma parede física, onde os operadores e responsáveis podem colocar fotos de desafios, e boas práticas resultantes dos ‘Gemba Walks’. Quando um problema é solucionado, podem afixar outra fotografia com alguns comentários, e orgulhosamente compartilhar “antes” e “depois” com o resto da equipa.  

‘Huddle’ é uma curta reunião diária em frente ao “Pride Wall”, focada na conclusão de diversos tópicos e discussão de tantas questões quanto possíveis, de forma a manter o foco na melhoria continua.  

‘Pride in Performance’ é uma ferramenta desenvolvida pela Toyota Material Handling Europe, com o objetivo de auxiliar os clientes a maximizar a segurança, performance e eficiência, dos seus equipamentos de movimentação de cargas. Na nossa experiência, o envolvimento dos operadores e da gestão local é fundamental em qualquer projeto de gestão de mudança. Quando trabalhamos com o cliente, introduzimos a noção de um processo continuo, de 7 passos, baseado no princípio Kaizen.  

‘Kaizen’: japonês para ‘melhoria contínua’, sugerindo que cada produto ou processo, pode ser sempre melhorado, e portanto, cada passo tem que ser revisto regularmente.  

O ‘Pride in Performance’ da “Toyota Material Handling’ alinhou perfeitamente com o programa de Qualidade ‘First Choice’ da DHL. Juntos, criamos uma cultura de segurança na DHL Eindhoven, onde todos estão mais conscientes da sua própria segurança e da dos seus colegas.”  
Marcel Nooteboom  
Gestor de projeto, DHL Eindhoven, Netherlands 

  • Custos com danos reduzidos 7% em 6 meses 
  • Redução dos custos com danos 16% em 1 ano 
  • Criada uma cultura de segurança através do envolvimento dos colaboradores 
  • Resultados sustentados 
Limpar tudo