Estudo de caso da VELUX: Como melhorar com a gestão de frotas Toyota I_Site

A VELUX é o maior fabricante mundial de janelas de sotão, facilitando assim um melhor ambiente e qualidade de vida em casa.

O armazém central em Sonneborn garante essa boa sensação em toda a Europa.

Em Portugal a Velux é representada pela Velux Portugal, Unipessoal Lda com sede em Lisboa.

O Armazém Central da VELUX, na Alemanha, beneficia de alta rotatividade com extrema segurança, graças ao sistema de gestão de frotas Toyota I_Site, que fornece apoio nesse sentido.

 

Dados e números:

Empresa: Velux
Localidade: Sonneborn, Alemanha
Indústria: Produção
Soluções: Gestão de frotas I_Site em 43 empilhadores de interior

Sobre VELUX

A JTJ Sonneborn Industrie GmbH, com sede em Sonneborn, Alemanha, produz janelas de madeira e plástico de alta qualidade para o Grupo VELUX no mercado alemão e para exportação para toda a Europa. Com a ajuda de uma moderna frota de equipamentos numa área total aprox. de 230.000 metros quadrados, a empresa representa tecnologia de fabricação de ponta, alta produtividade e melhoria contínua da qualidade.
Em 2018, o armazém central europeu foi transferido de Kolding na Dinamarca para Sonneborn na Turíngia, a maior reestruturação realizada pela VELUX. Este foi um grande desafio para as pessoas e as equipas de suporte. Para maior clareza e transparência, todos os dados operacionais e de equipamentos são coletados no sistema de gestão de frotas Toyota I_Site.
Desde 2018, a Toyota Material Handling equipou todos os equipamentos de interior com uma unidade de telemática para transferir dados relevantes para o I_Site. Dessa forma, a VELUX pode medir o desempenho e a utilização dos seus equipamentos, bem como medir a eficiência em áreas-chave como controlo de custos e segurança.

Segurança primeiro

90 funcionários da logística garantem que tudo corre bem em Sonneborn. Muitos deles são novos e precisam de formação para operar os dispositivos especiais, de forma a evitar danos nas estantes, cargas e equipamentos. O manuseamento de janelas e dispositivos é muito delicado. Mas a segurança dos funcionários é uma prioridade. A Velux estabeleceu como objetivo “Zero Vision”, que significa prevenir completamente os acidentes de trabalho. O sistema de gestão de frotas Toyota I_Site apoia essa estratégia. Ao monitorizar todos os empilhadores, a VELUX pode utilizar da melhor forma cada operador e até oferecer formação adicional. Para evitar acidentes, a velocidade do empilhador pode ser limitada. Se existir algum problema, o empilhador envia os dados recebidos dos sensores de impacto para que seja possível reagir imediatamente em caso de emergência.

Telemática integrada

Todas as máquinas são adaptadas aos produtos delicados da VELUX, que são paletizados ou transportados em cubos, um método especial de embalagem para janelas. Todos os empilhadores de interior da Sonneborn, são Equipamentos Inteligentes Toyota, o que significa que estão equipados com tecnologia telemática que transmite todos os dados relevantes dos equipamentos para o I_Site. O objetivo é evitar o desperdício de equipamentos não utilizados e reduzir possíveis erros e danos.

Mais facilidades e transparência nos custos

"Trabalhamos em três turnos. Em média, 800 metros cúbicos de produtos saem do armazém todos os dias, o equivalente a cerca de 25 camiões. E entram entre 18 a 20", diz Jan Driessen, Diretor do Armazém Central Europeu. Com uma rotatividade tão alta, a confiança é fundamental. Obviamente, os custos também são um fator importante. Há muita atividade durante a temporada de construção, com todos os empilhadores em utilização ao longo do dia. No inverno, por outro lado, é importante manter o uso dos equipamentos. Com o I_Site, a VELUX pode quantificar por quanto tempo uma máquina está em operação, melhorando o planeamento do processo. Dessa maneira, pode compensar picos e quedas na utilização dos equipamentos.

Menos equipamentos, maior eficiência

O armazém central europeu da VELUX possui 47 empilhadores conectados ao I_Site. "Os dados coletados até agora no I_Site mostram claramente que conseguimos obter uma melhor utilização das máquinas e, portanto, maior eficiência", confirma Patrick von Bismarck, Chefe de Departamento do Armazém Central Europeu. "Poderíamos até otimizar a nossa frota para colocar quatro das nossas equipas de lado. Agora, elas podem ser planeadas como suporte quando necessário". As soluções de aluguer de curto prazo da Toyota tornam isso possível.

Serviço 24/7

Os técnicos de serviço da Toyota garantem que os empilhadores parem o mínimo possível. "É claro que algo pode falhar", diz Jan Driessen, "mas nesse caso deve ser reparado rapidamente, e é por isso que precisamos ter técnicos da Toyota aqui no local. Somos uma empresa que trabalha 24h." A base para uma estreita cooperação com a Toyota Material Handling foi estabelecida anos atrás na Dinamarca e, ao integrar o I_Site, ela é continuamente melhorada.

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