Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

Toyota Caetano Portugal revela o sucesso da sua solução de baterias de iões de lítio

A gestão de energia é um tema identificado pelos clientes como crítico para uma operação logística eficiente e rentável. Nesse sentido a Toyota tem aprimorado a sua oferta de tecnologias inovadoras, apresentando atualmente uma solução de energia com bateria de iões de lítio que se tem revelado um sucesso no mercado.

A primeira gama de equipamentos com baterias de iões de lítio foi lançada pela Toyota em 2013. Nessa altura  a solução baseava-se numa parceria com fornecedores de soluções de energia reconhecidos. No entanto, o mercado estava ainda pouco recetivo a esta inovação, sendo que no início do seu lançamento a solução implicava um aumento no investimento inicial para o cliente.

Apesar de tudo, a marca acreditou nas vantagens desta solução e desde então foi feito um trabalho – a nível interno, com o desenvolvimento da solução in-house da Toyota, e a nível externo, com a divulgação e aconselhamento junto dos clientes, para aumento do conhecimento e confiança.

A solução in-house da Toyota está atualmente disponível em toda a gama elétrica de 24 e 48 volts – desde o porta-paletes elétrico até, ao empilhador elétrico frontal ou retrátil. Com esta solução as baterias são totalmente integradas no equipamento, montadas internamente, de acordo com os padrões de elevada qualidade do Sistema de Produção Toyota (TPS). Para além disso, colocou-se em prática a experiência do Grupo Toyota, sendo que a estratégia da marca apresenta atualmente as suas próprias soluções de iões de lítio com uma configuração modular das baterias. Isso significa que os clientes podem obter a dimensão correta de bateria, compatível com as suas necessidades. A configuração modular também garante flexibilidade, disponibilidade e rapidez no após-venda. Por haver poucas partes envolvidas, é possível garantir o máximo tempo de atividade.

De referir ainda que dentro das diversas químicas, atualmente disponíveis nas células de iões de lítio,  a que usamos nas nossas baterias é a NCA que consiste em alumínio, tornando-a uma química muito estável. As células NCA têm maior capacidade e tempo de vida útil, tornando-a uma das tecnologias de iões de lítio mais densas disponíveis atualmente, em comparação com, por exemplo, NMC ou LFP. Esta solução "in-house" da Toyota permite um retorno rápido do investimento e beneficia de uma garantia de 7 anos, sem limitações. O custo inicial está agora substancialmente reduzido, tornando-a relevante para uso em todos os tipos de aplicações.

O importante é perceber as condições da operação, em termos de layout e turnos, para avaliar se é uma operação indicada para a utilização desta inovação. Para isso recorremos a um simulador desenvolvido pela fábrica, onde é possível simular o consumo energético ao longo da operação, em função das características  da solução que propomos aos clientes (maquina + bateria + carregador) e da intensidade da operação.

Os gráficos de consumos obtidos através do simulador são baseados nos consumos de teste VDI. Uma vez que os consumos podem ser influenciados pelas condições reais da operação, no seguimento desta primeira análise, a empresa tem vindo a disponibilizar demonstrações nas instalações dos clientes, tendo para o efeito adquirido equipamentos de diversos modelos equipados com esta tecnologia. Estes equipamentos vão estar em exposição na próxima feira Empack 2019 no Porto, pelo que os clientes interessados em ver e conhecer mais sobre esta tecnologia, podem visitar o stand F12 da Toyota Caetano Portugal nos próximos dias 18 e 19 setembro.

Assuntos relacionados

gama de empilhadores toyota

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >

Baterias de iões de lítio

Ao investir em baterias de iões de lítio vai eliminar as habituais preocupações operacionais, potenciando a produtividade da sua operação.

Saiba mais >

Simulador de Aluguer

Simule o custo total do aluguer por equipamento, duração e local de entrega.

Saiba mais >

Equipamentos Inteligentes

Descubra mais sobre os equipamentos inteligentes com telemática integrada.

Saiba mais >