Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ok

5 formas de melhorar a ergonomia dos seus operadores

Todas as empresas procuram melhorar a eficiência e reduzir custos. Otimizando o fluxo de mercadorias, maximizando o uso do espaço, investindo em novas tecnologias e assim por diante: tudo isto tem um impacto positivo no custo final total. Mas também é uma boa ideia concentrar-se nos seus operadores de empilhadores, caso esteja a tentar economizar e obter produtividade. Operar um empilhador é um trabalho exigente: o stress de uma operação de armazém movimentada pode sobrecarregar os operadores, tornando-os menos eficientes e produtivos. Portanto, um foco ergonómico proativo pode ajudá-lo a maximizar a produtividade.

O que é ergonomia?

Muitos tendem a assumir que se trata apenas de postura sentada. Mas a ergonomia é muito mais do que isso. A ergonomia permite que os trabalhadores façam o seu trabalho, que o executem corretamente, com segurança, com conforto e precisão. Trata-se de reduzir tensão, o stress e o desconforto, para além de ter uma posição mais relaxada, levando a uma maior eficiência.

Saúde e ambiente de trabalho estão fortemente relacionados. Um estudo recente* mostrou que os operadores de empilhadores têm um risco maior de lesões no pescoço e no ombro. A pesquisa mostrou que 49% dos operadores tiveram dor no pescoço durante o ano passado e 63% tiveram dor nos ombros. Portanto, é importante melhorar os horários de trabalho, ajustar as tarefas e optar por equipamentos cujo projeto teve em consideração aspetos ergonómicos.

(* pesquisa realizada pela Unidade de Medicina do Trabalho e Ambiental da Região Östergötland.)

Para manter os operadores produtivos e evitar que estes se cansem ao longo do dia, é essencial um bom conforto para o operador. Porque um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo. O equipamento certo fará a diferença quando se trata de saúde e segurança, produtividade e custo.

1. Escolha uma altura de entrada baixa

Um degrau de baixa altura para acesso, facilita a entrada e saída repetidas, particularmente em operações intensas de separação de encomendas, tornando as tarefas mais fáceis e menos cansativas, mantendo os trabalhadores mais produtivos e motivados durante todo o turno. Um passo mais à frente, é uma solução com controlo remoto, que pode melhorar ainda mais a ergonomia. Este conceito permite que o operador mova o equipamento para a frente sem precisar estar dentro deste. O operador pode simplesmente avançar o equipamento num corredor de picking através de um pequeno controlo remoto acionado manualmente. Esta solução mãos-livres é fácil e eficiente, pois permite que o operador caminhe atrás ou ao lado da máquina, reduzindo a necessidade de a ligar/desligar constantemente.

SABER MAIS SOBRE PREPARADORES DE ENCOMENDAS

2. Reduza o esforço ao puxar as cargas

O manuseamento manual de materiais requer muito esforço em dobrar, puxar e transportar, o que torna a circunstância perfeita para tensões no corpo do operador, possivelmente causando lesões e ausências ao trabalho. Um trator de reboque compacto suporta o movimento suave das mercadorias, puxando as cargas. Os equipamentos de reboque elétricos são fáceis e seguros de usar, ajudando-o a manobrar mercadorias em áreas pequenas e levá-las ao local certo, de forma ergonómica e rápida.

EXPLORE A GAMA TRATORES DE REBOQUE

3. Opte por um espaço de trabalho confortável e ajustável

Os operadores de empilhadores passam a maior parte do tempo no equipamento. Portanto, um bom assento que possa ser ajustado às suas preferências, com controlos de fácil acesso e um layout geral que facilite o trabalho diário, são críticos e contribuirão para um trabalhador motivado. Especialmente quando se trabalha repetidamente em altura, o pescoço e os ombros sofrem tensões. Uma cabine que se inclina ao elevar a carga reduzirá essa tensão e manterá o operador mais concentrado e produtivo.

DESCUBRA TODOS OS MODELOS DE EMPILHADORES RETRÁTEIS

4. Trabalhe na altura ideal sempre que possível

As soluções não precisam de ser complexas. Elevar cargas até uma altura confortável para a sua transferência, ou funcionando também como uma mesa de trabalho ajustável em altura, proporcionará aos operadores uma postura de trabalho mais confortável. Uma fotocélula para monitorizar a altura da parte superior da carga tornará tudo ainda mais fácil: à medida que os itens são movidos, a altura dos garfos é ajustada automaticamente, mantendo sempre um nível confortável para o operador.

VER A GAMA DE PORTA PALETES MANUAIS

5. Certifique-se de estar protegido ao trabalhar no exterior

As condições de trabalho no exterior podem ser difíceis devido às condições climatéricas, como a chuva, vento e sol. Manter o foco na saúde e produtividade, implica pensar em proteção adequada. Dependendo das condições de trabalho, limpa para-brisas, escovas, portas (lona ou metal), aquecedores, etc., podem ser instalados no seu empilhador para tornar o trabalho ao ar livre tão confortável quanto em ambientes fechados.

CONHECER TODOS OS EMPILHADORES ELÉTRICOS

Assuntos relacionados

gama de empilhadores toyota

A Nossa Gama de Produtos

Conheça a vasta gama de equipamentos, incluindo empilhadores, retráteis, porta-paletes e preparadores de encomenda.

Saiba mais >
A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >
História do Centro de Design

História do Centro de Design

Inspirado pelos valores Toyota por um lado e as tendências do setor por outro, projetamos soluções de movimentação de cargas com os novos clientes em mente.

Saiba mais >

Equipamentos automatizados

A gama automatizada de empilhadores e transportadores de carga oferecem avançadas soluções e um transporte de cargas mais eficiente e económico.  

Saiba mais >