Guia de Paletes

O que é uma palete?

As paletes são estruturas planas utilizadas para o transporte e expedição, que permitem mover cargas unitárias de forma mais económica, segura e ergonómica. O uso das paletes como as conhecemos hoje, foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Normalmente feitas de madeira, plástico, metal, ou mais recentemente de papelão, a escolha do material geralmente depende da carga e do meio ambiente em que vai ser utilizada.
Dentro destas variedades há ainda diferentes tipos, especialmente nas paletes de madeira.

Quais as dimensões de uma palete Standard?

Não existem dimensões padrão especificas a nível internacional porque, definições, terminologias e padrões de construção variam bastante de país para país.
O peso e o tipo de material afetam diretamente o centro de gravidade da carga, tal como, a capacidade residual da máquina industrial necessária para empilhamento.
Os tamanhos das paletes de madeira são variáveis, dependendo do propósito. No entanto, a dimensão da palete mais comum e usada na Europa é de 1200 x 800 mm.

Euro pallet

O que precisa de saber sobre a EURO palete?

  • A EURO palete deve ter pelo menos 78 pregos específicos aplicados numa disposição específica.
  • A palete final pesa de 20 a 25 kg.
  • Apenas pode ser usada madeira seca, de modo a não se deteriorar tão facilmente.
  • No canto esquerdo possui o logótipo EPAL.
  • Deve ser verificado no bloco central, o símbolo ISPM-15 conforme a identificação IPPC (tratamento fitossanitário por choque térmico)
  • A meio da base é possível confirmar o Código da empresa de produção, juntamente com a assinatura do verificador, bem como a identificação do sistema ferroviário autorizado e o nome da organização responsável pela verificação.
  • No canto direito, o logotipo EUR.

Palete aberta

Palete aberta (EU, Palete EPAL)

Também conhecido como palete de 4 vias, palete em bloco ou Europalet

Consiste numa construção em bloco com placas de fundo em 2 lados e no centro. Dois lados com 2 vias de entrada aberta, mais dois lados com entradas através das placas do fundo, resultando na possibilidade de entrada pelos 4 lados. Simplifica o manuseamento com praticamente todos os tipos de equipamentos industriais devido à flexibilidade e facilidade de entrada na palete.

Este tipo de paletes é bastante comum na Europa (exceto UK)

Palete fechada

Palete fechada (Palete CHEP)

Também conhecida como palete Chep, palete com 4 entradas, palete em bloco, palete fechada ou palete GKN

Consiste numa construção em bloco com placas de fundo em todos os 4 lados e centro. Entrada de 4 vias é possível, tudo através das placas de fundo. É possível o manuseamento com praticamente todos os tipos de equipamentos industriais, embora não seja possível utilizar os garfos sobre os braços de suporte dos stackers para o empilhamento. As extremidades faceadas facilitam a entrada dos garfos na palete.

Este tipo de palete é muito comum no Reino Unido.

Palete stringer

Palete stringer

Também conhecida como palete de entrada de 4 vias, palete de suporte, palete fechada, palete de mercearia, palete GMA (EUA) ou palete CPC (CDA)

Esta é uma construção com blocos e barreiras laterais (com recortes para garfos). 2 lados de entrada aberta e a lados de entrada através de placas de fundo, que dão possibilidade de entrada pelos 4 lados. Porta paletes manuais e elétricos e equipamentos com braços de suporte eleváveis podem ser usados para o transporte horizontal.
Garfos de baixo perfil, como porta paletes manuais (baixa altura dos garfos), retráteis ou empilhadores contrabalançados são necessários para as elevar lateralmente. As placas inferiores faceadas facilitam a entrada dos garfos na palete.

Este tipo de palete é muito comum na América do Norte, África e Ásia.

 Palete bearer

Palete bearer

Também conhecida como palete de entradas de 2 lados, palete em bloco e de suporte ou palete fechada

Esta é uma construção em bloco com estruturas de suporte laterais e centrais, com a possibilidade de entrada apenas por 2 lados. Permite o manuseamento com praticamente todos os tipos de equipamentos industriais, embora não seja possível usar os garfos sobre os braços de suporte para empilhar. As placas inferiores faceadas facilitam a entrada dos garfos do empilhador na palete.

Este é um tipo de palete muito comum em África e na Ásia.

Razões pelas quais deve escolher o BT Lifter

Razões pelas quais deve escolher o BT Lifter

Os porta paletes manuais BT Lifter são uma referência em força e desempenho há mais de 60 anos.

Ler mais >

Porquê comprar Toyota

Estamos orgulhosos de ser o número 1 do mundo na produção de equipamentos de movimentação de cargas de alta qualidade. Saiba mais sobre os benefícios para trabalhar connosco.

Ler mais >

Porta paletes manuais toyota

BT Lifter resiste ao teste do tempo

Os BT Lifters da Toyota representam uma solução económica e fiável de manuseamento de materiais.

Explorar gama >

Porta paletes elétricos toyota

Porta paletes elétricos

Porta paletes pedestres e de plataforma BT Levio, com uma ampla gama de capacidades.

Ver produtos

Limpar tudo