As paletes são estruturas planas utilizadas para o transporte e expedição, que permitem mover cargas unitárias de forma mais económica, segura e ergonómica. O uso das paletes como as conhecemos hoje, foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Normalmente feitas de madeira, plástico, metal, ou mais recentemente de papelão, a escolha do material geralmente depende da carga e do meio ambiente em que vai ser utilizada.
Dentro destas variedades há ainda diferentes tipos, especialmente nas paletes de madeira.
Não existem dimensões padrão especificas a nível internacional porque, definições, terminologias e padrões de construção variam bastante de país para país.
O peso e o tipo de material afetam diretamente o centro de gravidade da carga, tal como, a capacidade residual da máquina industrial necessária para empilhamento.
Os tamanhos das paletes de madeira são variáveis, dependendo do propósito. No entanto, a dimensão da palete mais comum e usada na Europa é de 1200 x 800 mm.
Também conhecido como palete de 4 vias, palete em bloco ou Europalet
Consiste numa construção em bloco com placas de fundo em 2 lados e no centro. Dois lados com 2 vias de entrada aberta, mais dois lados com entradas através das placas do fundo, resultando na possibilidade de entrada pelos 4 lados. Simplifica o manuseamento com praticamente todos os tipos de equipamentos industriais devido à flexibilidade e facilidade de entrada na palete.
Este tipo de paletes é bastante comum na Europa (exceto UK)
Também conhecida como palete Chep, palete com 4 entradas, palete em bloco, palete fechada ou palete GKN
Consiste numa construção em bloco com placas de fundo em todos os 4 lados e centro. Entrada de 4 vias é possível, tudo através das placas de fundo. É possível o manuseamento com praticamente todos os tipos de equipamentos industriais, embora não seja possível utilizar os garfos sobre os braços de suporte dos stackers para o empilhamento. As extremidades faceadas facilitam a entrada dos garfos na palete.
Este tipo de palete é muito comum no Reino Unido.
Também conhecida como palete de entrada de 4 vias, palete de suporte, palete fechada, palete de mercearia, palete GMA (EUA) ou palete CPC (CDA)
Esta é uma construção com blocos e barreiras laterais (com recortes para garfos). 2 lados de entrada aberta e a lados de entrada através de placas de fundo, que dão possibilidade de entrada pelos 4 lados. Porta paletes manuais e elétricos e equipamentos com braços de suporte eleváveis podem ser usados para o transporte horizontal.
Garfos de baixo perfil, como porta paletes manuais (baixa altura dos garfos), retráteis ou empilhadores contrabalançados são necessários para as elevar lateralmente. As placas inferiores faceadas facilitam a entrada dos garfos na palete.
Este tipo de palete é muito comum na América do Norte, África e Ásia.
Também conhecida como palete de entradas de 2 lados, palete em bloco e de suporte ou palete fechada
Esta é uma construção em bloco com estruturas de suporte laterais e centrais, com a possibilidade de entrada apenas por 2 lados. Permite o manuseamento com praticamente todos os tipos de equipamentos industriais, embora não seja possível usar os garfos sobre os braços de suporte para empilhar. As placas inferiores faceadas facilitam a entrada dos garfos do empilhador na palete.
Este é um tipo de palete muito comum em África e na Ásia.
Os porta paletes manuais BT Lifter são uma referência em força e desempenho há mais de 60 anos.
Estamos orgulhosos de ser o número 1 do mundo na produção de equipamentos de movimentação de cargas de alta qualidade. Saiba mais sobre os benefícios para trabalhar connosco.
Os BT Lifters da Toyota representam uma solução económica e fiável de manuseamento de materiais.
Porta paletes pedestres e de plataforma BT Levio, com uma ampla gama de capacidades.